IMPERIUS CASSIUS – O QUE ESTAMOS LENDO?

Hoje vou escrever das últimas coisas que li e fazer uma análise se vale a pena ou não. Sempre fazia isso no blog da Pixel e tentarei fazer sempre aqui um balanço mensal do que tenho lido. Espero que você poste aí embaixo as suas leituras e sugestões também, assim podemos trocar idéias.

RETALHOS - CAPA.inddRetalhos: Se tivesse que descrever em poucas palavras, diria que é uma baita HQ adulta. A trama é autobiográfica e mostra a infância e a adolescência de Craig Thompson em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, tendo que lidar com religião, a família, escola e a descoberta do amor. Apesar do tema sério, a leitura é leve e é difícil parar de ler até o final, mesmo o álbum tendo 582 páginas. Ele é todo em preto e branco e os desenhos são deliciosamente convidativos. Ótimo início da Companhia das Letras. Altamente recomendado.

Crônicas Birmanêsas: Mais um álbum adulto muito bom e, repetindo o que disse acima, também conta histórias reais do autor, Guy Delisle, e também é daquelas que não dá pra para de ler. A diferença é que Delisle escreve e desenha sobre suas viagens a países ditatoriais e extremamente fechados, depois do ótimo Pyongyang sobre a Coréia do Norte, agora este sobre a Birmânia. Ele viajou para lá com a mulher que trabalha nos Médicos sem Fronteiras e o filhinho recém-nascido deles, e conta como é a vida deles e das pessoas por lá. Quem lança é a Zarabatana, que só tem quadrinhos bacanas em seu catálogo.  Mais um com recomendação alta.

Homunculus: Já tinha ouvido algumas pessoas falando bem deste mangá, inclusive meu amigo Sidney Gusman e outros camaradas do Universo HQ, resolvi comprar e li as duas primeiras edições. E as pessoas tinham razão, muito interessante a trama de Homunculus, que começa com uma história bem normal mas se encaminha para um lado meio paranormal. Não vou falar mais da trama para não estragar a surpresa, mas é outra leitura que sugiro. A Panini já lançou seis edição e não vejo a hora do comprar os que me faltam.

Turma da Mônica Jovem: Estava um pouco atrasado na leitura  de TMJ, então comprei o segundo arco de histórias, das edições #6 a #8, escritas pelo Marcelo Cassaro (de Holly Avenger) e baseadas no filme A Princesa e o Robô. E achei bem bacaninhas as histórias, gostei mais do que as primeiras edições. Claro que as tramas são voltadas para um público mais adolescente, portanto tem umas coisas bobinhas, mas no geral é uma trama bem bacana. Vale dar uma olhada se você for fã da Turma da Mônica.

Homem-Aranha 90: Outra edição que me foi recomendada, desta vez pelo amigo Eduardo Nasi, que disse que a trama era bacaninha. E ele tinha razão, para o bem e para o mal. Se você é um leitor antigo do Aranha, como eu, provavelmente vai achar a história velha, pois quase tudo ali já aconteceu antes. É praticamente A Última Caçada de Kraven repaginada e mais água com açúcar. Mas se você for um leitor novo, provavelmente vai se divertir e achar a história até bacana. Tem ação, comédia e uma novidade interessante. Pena que depois de tantos anos de carreira, o Aranha é retratado sem nenhuma evolução, o cara que já venceu inimigos bem mais fortes que ele sofre nas mãos de vilões mais ou menos. O cara que é um cientista inteligenciadíssimo não consegue pagar o aluguel. Não dá pra agüentar mais essas coisas. Só recomendo a edição se você for um leitor iniciante. Senão é melhor fugir.

Novos Vingadores: Boa surpresa. Meu amigo Zé Oliboni me disse para ler o novo Thor, por isso comprei Novos Vingadores #53 a 57. E realmente a trama do Thor é muito boa, mas me surpreendi com boas histórias também dos Novos Vingadores, do Bendis, e do Capitão América, do Brubaker. Vale a pena comprar os números atrasados (a partir do #53 tá bom) e ler o que tá rolando nessa revista que me devolver o prazer de ler uma revista mensal da Marvel. Mais um recomendado.

Copacabana: Álbum nacional feito por Lobo e Odyr e que me trouxe alguns sentimentos paradoxais. Em primeiro lugar gostei muito da história e li de uma só vez, rapidinho. Ela nos mostra quantas coisas do nosso dia-a-dia podem virar tramas interessantes, além de desvendar um lado muito menos glamouroso de Copacabana. Mas ao mesmo tempo me deu um sentimento de que a pobreza, prostituição, corrupção e esperteza são glamourizados também pelas pessoas em geral. Os desenhos são bem artísticos mas não são o meu tipo preferido, gosto de traços mais tradicionais. Mais um bom nacional no mercado, vale a pena comprar.


Gal_TresdedosTrês Dedos – Um Escândalo Animado: É impressionante a quantidade de coisas legais que estão saindo no Brasil. Tive sorte de ler quase só HQs boas este mês e está álbum não é diferente. Ganhador de vários prêmios lá fora, conta uma trama policial cheia de humor negro de um mundo onde os personagens de desenho animado existem de verdade e convivem com os humanos. Outro que vale muita a pena.

Bom, foi isto que lí nas últimas semanas. Minhas próximas leituras serão: O Pequeno Príncipe em quadrinhos, Sábado de Meus Amores, New York do Eisner, X-Men do Morrison e as continuações de algumas das coisas acima. Daqui um tempo escrevo sobre elas. E você, o que anda lendo de bom (ou de muito ruim?)?

Um comentário em “IMPERIUS CASSIUS – O QUE ESTAMOS LENDO?

  • 17 de julho de 2009 em 19:37
    Permalink

    Retalhos já está na minha lista de compras para o final do mês, depois das dicas de Cassius vou adivionar Três Dedos – Um Escândalo Animado, parece ser bacana. Já venho comprando Homunculus: muito bom mesmo, Homem-Aranha e Novos Vingadores( NV está bem melhor que HA).

    Esse mês:

    X-men: Apartir da saga Complexo de Messias, começou a ficar muito show, muitas coisas acontecendo. É uma boa pedida pra quem gosta de super-herós.

    Malvados: Ótimo HQ fazendo críticas ao governo, sociedade e várias coisa com muito humor negro, do Brasileiro André Dahmer, vale muito a pena.

    Invísiveis: Muito muito bom mesmo,para nenhum fã de hq botar defeito, pena que não está sendo mais públicado.

    Leões de Bagdá: Conta sobre um grupo de leões que fugiram fugiram durante um bombardeio americano, muito bom mesmo.

    MPD Psycho: Um dos melhores mangás em públicação no brasil, com uma trama muito complexa, sobre um policial que sofre de mulipla personalidade, que a cada edição vai ficando mais foda!

    Star Wars: Nova publicação da Editora Online, dando muito o que falar, tou acompanhado a série e achando muito massa.

    Tudo é Eventual: Não é Hq mas é um livro muito bom com vários contos do mestre Stephen King, histórias de suspense com pitadas de terror, maravilhoso.

    Resposta
  • 17 de julho de 2009 em 19:40
    Permalink

    Samurai: Do mestre brasileiro Júlio Shimamoto, vários histórias curtas sobre samurai, uma boa pedida pra que gosta do gênero.

    Abraço ae Cassius, sucesso!

    Resposta
  • 18 de julho de 2009 em 19:07
    Permalink

    OLá Cassius, que bom ter notícias suas novamente. Recentemente eu li: Lost Girls, vol. 1 e 2 do Mestre Alan Moore, escrever sobre Alan Moore é chover no molhado, o cara está no mínimo algumas décadas a frente de todos os outros, ele consegue dar uma outra dimensão ao erótico.
    Também li Jonah Hex Show Case gostei, para quem é fã de faroeste, ou acompanhou o cowboy da cara feia nos bons tempos da ebal, vale a pena.
    Da Companhia das letras eu li Persépolis da Iraniana Marjane Satrapi, quadrinhos de primeira, autobiográfico, narrativa ao estilo de Maus de Art Spieglman, inclusive nos desenhos, embora eu não goste muito do estilo minimalista e considero que um dos volumes de Sandman (Entes Queridos) foi prejudicado por essa forma de arte, mas nas obras Maus e Persépolis ela funciona melhor e de qualquer maneira a narrativa é fantástica.
    Um abraço Cassius e a todos os fãs de quadrinhos.

    Resposta
  • 20 de julho de 2009 em 16:16
    Permalink

    Invisíveis, grande história de um grande escritor! Grant Morrison arrebenta e para mim é o 2º melhor autor da “invasão inglesa” (Alan Moore em primeiro óbvio!)

    Planetary – Deixando o séc. XX, do Warren Ellis, que para mim é o terceiro melhor inglês escrevendo.

    O Neil Gaiman é muito bom também mas acho esses 3 acima mais regulares.

    Resposta
  • 20 de julho de 2009 em 17:02
    Permalink

    Darei todo o meu apoio à estes quadrinhos baixando de forma ilegal pela internet já que não tenho dinheiro nem para um almoço decente.

    Resposta
  • 20 de julho de 2009 em 20:23
    Permalink

    De série/mini-série estou lendo:

    – Turma da Mônica Jovem
    – Abara
    – D.Gray-Man
    – Claymore
    – Vingadores vs. Invasores
    – Buffy – A oitava temporada
    – O Terceiro Testamento (este é muito bom, mas estou com medo de não terminarem a série)
    – Star Wars da On Line Editora

    De especiais comprei nos últimos mees e estou terminado de ler ou ainda não li

    – Demolidor: Diabo da Guarda (Altamente recomendável. Kevin Smith é o cara!)
    – Mutts (muito engraçado, vale a pena)
    – Níquel Náusea – Minha mulher é uma galinha

    Com pode ver, sou um leitor mais voltado para bancas, mas estou ansioso para comprar Retalhos e Nova York

    Resposta
  • 24 de julho de 2009 em 10:07
    Permalink

    recentemente comprei as três edições de estrada para perdição que saiu pela finada Via Lettera no loginquo ano de 2002, história tocante e de excelente qualidade, mereceria até uma republicação com melhor acabamento por aqui.

    Resposta
  • 24 de julho de 2009 em 19:57
    Permalink

    Estou lendo authority, mais precisamente Kev, escrito pelo Garth Ennis, ainda to bolando de rir daquela história!! kkkkk

    Resposta
  • 25 de julho de 2009 em 00:35
    Permalink

    O que eu ando lendo é o Seguinte:
    Superman – o primeiro encontro do Superman com o Brainiac é ótima. Geoff Johns e Gary Frank detonam
    Universo marvel – O Quarteto Fantástico tá ótimo. Mark Millar e Hitch são os caras.
    Marvel Action – O Demolidor do Brubaker é sempre ótimo. O Pantera negra com o Jason Aron e o Hulk também estão muito legais!!!
    Crise Final – Pelo menos o início me empolgou mais do que Invasão Secreta. boa história, embora ainda tenha muito pouco.
    Invasão Secreta – tem melhorado pouco a pouco. começou devagar e a parte 3 até agora foi a melhor.
    Novos vingadores – Antes da invasão secreta tava ótimo os vingadores. O Capitão américa tá excelente, Thor (quando tem) também é ótimo e Miss Marvel até melhorou com a invasão secreta. Fato raro.
    Batman: Vamos ver se a saga RIP consegue reabilitar a passagem do morrison no morcegão.até agora, nada impressionante.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: