IMPERIUS CASSIUS – OUTUBRO: FIQ E ÓTIMOS LANÇAMENTOS

fiqLOGO

O ano de 2009 está sendo repleto de lançamentos e coisas legais na área de HQs no Brasil, e outubro tem tudo para ser o melhor mês deste ano, afinal, na semana que vem teremos o FIQ, um dos eventos de quadrinhos mais interessantes do Brasil, e com ele uma gama de lançamentos que estarão entre os melhores de 2009 com certeza.

A sexta edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que é sempre sediado em Belo Horizonte, acontecerá de 6 a 12 de Outubro e terá a participação de muitos artistas nacionais, como  os irmãos Moon e Bá, Mauricio de Souza e Rafael Grampá, e estrangeiros como o norte-americano Craig Thompson, o australiano Ben Templesmith, o argentino Liniers, entre outros. Confiram a programação completa e mais informações aqui (http://www.fiqbh.com.br/).

Este evento ocorre a cada dois anos e vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de quadrinhos do Brasil. Tive o prazer de ir no último, em 2007, quando era editor da Pixel e adorei, a palestra foi muito legal e depois os encontros com outros profissionais da área e leitores foi muito bacana. Além de BH ser uma cidade sensacional e o povo bem hospitaleiro.

Senão bastasse tudo isso, ainda rolarão vários lançamentos bem legais no evento. A Zarabatana tem dois lançamentos de autores que estarão no FIQ: Macanudo 2 (veja o primeiro aqui), segundo álbum do genial Liniers, que poderá autografar os álbuns (peça pra ele desenhar no seu). Macanudo é uma das minhas tiras preferidas atualmente. Aproveite para pegar autógrafos também do autor do segundo lançamento da Zarabatana, Guy Delisle, autor de Pyongyang e Crônicas Birmanesas e que terá lançado no evento o álbum Shenzhen, que fala sobre a China. Se não conhece nenhum destes, pode ir atrás que são todos ótimos.

Outro grande destaque fica por conta da Devir que lança por aqui trabalhos dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon que já saíram (e fizeram muito sucesso) lá na gringolandia. São Umbrella Academy e Pixu, ambos muito aguardados pelo público brasileiro e que valem a pena ser lidos (e como os gêmeos estarão por lá, vá atrás de autógrafos também).

Vai ter muito quadrinho independente saindo por lá, procure a banca do pessoal do Quarto Mundo para ver todas as novidades. Cito algumas coisas que recomendo, a ótima revista , do Gustavo Duarte, e a Encore, do Rafael Albuquerque, Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros. Ela faz parte do universo da série Power Trio (http://www.mondourbano.com/), se conseguir achar, compre todos os números que elas são bem legais.

Enfim, estas são apenas algumas dicas no meio de um montão de coisas que vão rolar no FIQ. Infelizmente não conseguirei ir este ano por causa de compromisso profissionais e outras coisas na semana do evento. To morrendo de inveja de quem vai e recomendo a todos que tentem dar um jeito de ir, é uma forma de conhecer gente, trocar idéia, ver autores bacanas e fazer novas amizades, além de gastar pacas com muito gibi.

Um comentário em “IMPERIUS CASSIUS – OUTUBRO: FIQ E ÓTIMOS LANÇAMENTOS

  • 5 de outubro de 2009 em 22:32
    Permalink

    É isso aí, Cassius, teremos uma porção de lançamentos bacanas e eu vou comprar alguns pra mim e pegar autógrafo, claro. Pena não poder revê-lo esse ano, mas quem sabe em 2011?

    Resposta
  • 8 de outubro de 2009 em 16:20
    Permalink

    O FIQ esse ano sem duvida é o melhor de todos o espaço no Palacio das Artes em BH ainda não estava completamente montado na manhã de terça quando estive lá pra comprar alguns quadrinhos mas já deu pra ver que é a melhor estrutura de todos que rolaram até hoje por aqui, recomendo quem puder dar uma passada por lá.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: