2010 – O QUE ESPERAR NAS HQS?

Olá amigo leitor, a coluna retorna agora em 2010 depois de umas pequenas férias de final do ano e aproveito este primeiro texto para fazer minhas previsões para o ano e repartir com você algumas coisas que já sei.

Se 2009 foi um bom ano para o mercado no Brasil, 2010 deve arrebentar. Respondendo a pergunta do título, podemos esperar muito deste ano, pois várias editoras novas estão se firmando, algumas antigas continuam bem e existem vários papos de bastidores para o surgimento de novas editoras lançando HQs, eu mesmo já ouvi falar em pelo meno quatro.

Abaixo farei um resumo por editoras, falando das mais importantes:

Panini: Tendo assumido os selos Vertigo e Wildstorm, reina absoluta no mercado e podemos esperar um ano recheado de lançamentos bacanas. Além disso, a Panini nunca teve tantos títulos de super-heróis nas bancas e continua sempre lançando mangás. Os pontos fracos são os preços que têm aumentado, álbuns com capa dura que não precisariam de luxo e os atrasos constantes.

Mythos: Continua firme e forte no seu ritmo de sempre, lança os ótimos títulos da Bonelli como J. Kendall e Tex e vira e mexe tem algo bacana como Hellboy. O problema dela também são os preços altos.

Devir: Parece que engrenou novamente no semestre passado e promete vir com muitos lançamentos legais este ano, bastante coisas nacionais,  materiais clássicos e quadrinhos bacanas americanos e europeus.

JBC: É sem dúvida alguma a maior editora de mangás do Brasil, pois mantém um rito igual desde que apareceu, sem solavancos. Tem um bom catálogo e todo ano lança novos mangás, já tem dois anunciados para este ano, Golgo 13 e Hikaru no Go, que serão lançados para os eventos agora de janeiro

Zarabatana: Apesar de ser praticamente uma editora de um homem só a Zarabatana tem um dos melhores catálogos de HQs do Brasil e também mantém um ritmo devagar e sempre em seus lançamentos. Deve lançar mais coisas bacanas este ano, começando pelo nacional Jambocks. Já passou da hora de ganhar alguns troféus HQ Mix também.

Cia das Letras:  Começou com tudo no ano passado e seus lançamentos então entre as melhores coisas que saíram em 2009. E já prometem coisas bem legais para este ano como Scott Pilgrim e quatro álbuns nacionais. Se não ganhar o HQ Mix este ano, ganha no ano que vem.

Gal: Outra nova com estrutura pequena que já surgiu em 2009 com títulos de qualidade certeira e que promete continuar lançando coisas bacanas em 2010.

New Pop: Mais outra pequena editora com o lema devagar e sempre que aos poucos vai lançando coisas bacanas, como o ótimo Speed Racer em 2009. Vale a pena ficar de olho.

L&PM: Tem lançado vários Pockets bacanas e começou a lançar o sensacional Peanuts completo.

Conrad: Esboçou uma reação ao ser vendida para o IBEP mas ainda está devagar. Fora Calvin e Crumb, tem lançado Manhwas desconhecidos e não deu continuidade a nenhum dos mangás parados faz tempo. Não dá pra saber o que acontecerá.

HQM Editora: É o mesmo caso da Conrad, a editora deu uma grande parada, esboçou um retorno, tem lançado uma coisa ou outra mas não se sabe o que esperar.

Via Lettera: Outra que capenga faz tempo mas vira e mexe lança algo legal.

Mauricio de Souza: Apesar de ser da Panini, o Maurício merece um tópico a parte pois inovou e lançou produtos muito legais em 2009 como o MSP 50, e tenho certeza de que podemos esperar muitas novidades neste ano.

Além de todas estas, fiquei sabendo de pelo menos mais quatro editoras que devem entrar no mercado, uma é a Balão Editorial que já está lançando o livro Os Passarinhos, do chapa e gente boníssima Estevão Ribeiro. Tem outra que deve entrar em uma linha mais parecida com a Cia das Letras, uma terceira que investirá em adaptações de clássicos para os quadrinhos e uma quarta que só vi sendo comentada pelo colega Gonçalo Junior,que também tem uma coluna aqui no Blog da Comix e é um grande estudioso das HQs, mas dessa eu não sei detalhes.

Sem falar em outras que podem surgir a qualquer momento, a Record e a Cosac Naif tinham anunciado planos de lançar quadrinhos no ano passado, quem sabe isso não acontece este ano? O certo é que temos tudo para ter mais lançamentos ainda, muita coisa de qualidade e continuarmos sofrendo para escolher e conseguir comprar tudo que queremos. Mas será um ano muito bom.

Comente abaixo e se quiser me adicione no twitter para trocarmos idéias: http://twitter.com/cassiusmedauar

Sugestão de leitura: !, de Gustavo Duarte. É uma revista independente e nacional que mostra como temos gente boa fazendo quadrinhos no Brasil. O Gustava faz uma trama sensacional apenas com desenhos sem texto. Vale muito a pena.

Sugestão de leitura 2: Fábulas – A Marcha dos Soldados de Madeira. Uma das melhores séries do selo Vertigo dos últimos anos na minha opinião. Se você ainda não conhece, vá atras que vale a pena. A história começa a engrenar bem neste volume e daqui pra frente só teremos histórias incrivelmente legais. Mesmo que não tenha lido nada antes, compre que a Panini fez um resuminho do que aconteceu até agora.

Um comentário em “2010 – O QUE ESPERAR NAS HQS?

  • 15 de janeiro de 2010 em 10:29
    Permalink

    Faltou falar da Salamandra e seus lançamentos de adaptações francesas de clássicos da literatura!

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2010 em 15:44
    Permalink

    Bem lembrado, West, realmente me esqueci da Salamandra, o que so reforça o meu ponto, temos muita gente lançando quadrinhos bacanas atualmente. Obrigado pela lembrança.

    Quanto a Quadrix eu não sei, Rodrigo, nunca mais ouvi falar.

    abraços.
    Cassius

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2010 em 15:46
    Permalink

    Chamo a atenção para editora cearense Quadrix, que recentemente lançou sua primeira revista mix e está cheia de planos com HQs nacionais para esse ano!

    Resposta
  • 15 de janeiro de 2010 em 16:40
    Permalink

    Cassius, parabéns pelos toques. Todos válidos. Mas parabéns, acima de tudo, por não dar nem um pitaco para a Ediouro e seus mal-fadados selos.

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2010 em 08:58
    Permalink

    E a multi-editores, que até hoje só lançou o álbum “Terceiro Testamento” e ficou devendo algumas coisas que chegaram a ser anunciadas para 2009, como o álbum francês “Luchadores Five”, vai lançar ou esse não vai pra frente mesmo?

    Resposta
  • 5 de abril de 2010 em 18:35
    Permalink

    Aos desavisados um alerta, editoras vão e vem no Brasil como folhas ao vento.
    Antes de começar uma coleção de HQ’s, certifique-se de com que tipo de empresa está lidando, há muitos aventureiros por ai que se compro mentem a lançar material de longa duração e acabam por deixar o leitor com coleções incompletas e pior passam a vender o material que você pagou uma boa grana a preço de banana.
    Um exemplo clássico é a Pixel Midia que apareceu no mercado como dando uma de “somos uma empresa diferente nos importamos com o leitor”, mas no final era o mesmo tipo de empresa que apareceu muito no Brasil nesses 20 anos em que sou leitor de HQ’s.
    Sem dinheiro, sem estrutura e com profissionais de baixa categoria. Ao menor sinal de uma crisezinha econômica jogam os preços lá em cima acaba perdendo uma grande parcela do seu pequeno público, nos meses seguintes desaparece das bancas e você acaba sabendo por algum site que a editora faliu e recebe um e-mail de uma e-comix com o catalogo que você pagou caro, sendo vendido a 20% valor de capa.
    Essa é uma estória que qualquer colecionador já passou no Brasil, tome cuidado, tem muitos desses enganadores por ai.

    Resposta
  • 21 de abril de 2010 em 11:20
    Permalink

    Ainda há esperança de algum mangá da contrad ser publicado ainda…Há anos que o episódio G parou e nunca mais…Dragon Ball do mesmo jeito…Voltaram com a fase Z, mas nao deu continuidade.

    Resposta
  • 21 de abril de 2010 em 11:22
    Permalink

    Ainda há esperança de algum mangá da conrad ser publicado ainda…???

    Há anos que o episódio G parou e nunca mais…Dragon Ball do mesmo jeito…Voltaram com a fase Z, mas nao deu continuidade.
    É CHATO ISSO….POR DRAGON BALL NEM TANTO, MAS CDZ era promissor..era história nova e babou…

    Resposta
  • 14 de julho de 2010 em 02:46
    Permalink

    lembro-me dos tempos em que eu lia a casa do kame nos mangas de DB
    era massa ^^

    uma pena eu não morar em são paulo, pois ia viver direto na comix

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: