SUMMER WARS É O NOVO MANGÁ DA JBC

A versão em mangá do premiado anime terá três edições e chegará às bancas em fevereiro
Depois de Code Geass, mais um mangá de sucesso é lançado no Brasil pela Editora JBC em 2011. Summer Wars é uma comédia romântica repleta de aventura que coloca um jovem tímido se passando por namorado da garota mais bonita da escola, ao mesmo tempo em que ele é acusado por ter causado o caos na rede social chamada Oz.

Summer Wars é baseado no anime homônimo que ganhou inúmeros prêmios no mundo todo – inclusive ficando entre as 15 produções indicadas a uma vaga no Oscar 2011. Assim como sua versão animada, o mangá traz em sua equipe de produção nomes como Yoshiyuki Sadamoto, autor do mangá Neon Genesis Evangelion, que assina o desenho de personagens de Summer Wars.

O sucesso do mangá foi tamanho no Japão que apenas nos primeiros dias o volume 1 vendeu mais de 50.000 exemplares. Uma verdadeira façanha!

No total serão publicados três volumes de Summer Wars em formato tankobon com periodicidade mensal.

Summer Wars #01
Emoções em Nagano
Kenji Koiso é um garoto de 17 anos tímido, pouco social e de tão baixa autoestima que nem consegue enxergar as suas qualidades. Na realidade, ele é um jovem bastante inteligente, principalmente com números (sua paixão). Por causa de suas habilidades, ele é membro do clube de física e faz bico cuidando da manutenção do sistema Oz (o maior meio de comunicação via internet do mundo), juntamente com o seu melhor amigo, Sakuma.

Mas toda essa rotina se transforma quando Natsuki, a garota mais popular da escola, sai à caça de um menino disposto a fazer um trabalho temporário para ela. A princípio, Sakuma aceita o convite, mas ao desistir passa a vaga para Kenji.

Assim, o garoto e Natsuki iniciam uma longa viagem até Nagano, cujo destino lhes reserva muitas surpresas, aventura e emoção. Depois dessa, Kenji nunca mais será o mesmo.

Personagens

Kenji Koiso
O protagonista de Summer Wars é um estudante de 17 anos extremamente tímido e inseguro. Sua mãe vive no trabalho e o pai está no exterior, o que o torna um garoto solitário. Apesar de se achar um zero à esquerda, é bastante educado, tem bom caráter e, acima de tudo, é um verdadeiro gênio em matemática. Ao lado de seu melhor amigo Sakuma, faz parte do clube de física e trabalha na manutenção de Oz, a maior ferramenta virtual de comunicação do mundo. Assim como todos os meninos do seu colégio em Tóquio, ele também se sente atraído por Natsuki. Certo dia, uma ação criminosa em Oz provoca um verdadeiro caos no Japão e o colocará em sérios apuros ao mesmo tempo em que tem de passar por namorado de Natsuki em um encontro de família.

Natsuki Shinohara
É a garota mais popular do colégio onde Kenji estuda. Praticante de kendô, seus ancestrais eram samurais. Ela é membro de um clã tradicional do Japão, o Jinnouchi, cujos costumes são mantidos até os dias atuais. Apesar da sua popularidade, ela não é esnobe. Tanto que acaba convidando Kenji para ir até o interior da província de Nagano para a festa comemorativa dos 90 anos de sua bisavó juntamente com a sua numerosa família – apesar de o garoto não ter sido previamente avisado do que se tratava a longa viagem. Assim, sem querer, ela acaba abrindo as portas de um universo até então desconhecido ao seu colega de escola: o ambiente familiar.

Takashi Sakuma
É o melhor amigo de Kenji e, assim como ele, também faz parte do clube de física, além de fazer um bico na manutenção do sistema Oz. Mas ao contrário do protagonista, Sakuma não é nada tímido, muito pelo contrário, é expansivo, além de muito inteligente. Ele ajudará o seu amigo a sair da encrenca em que se meteu por causa do caos instalado no mundo virtual.

O Autor

Mamoru Hosoda nasceu em 19 de setembro de 1967, na província de Toyama localizada na região central do Japão.

Com a criação de Summer Wars, seu trabalho passou a ser constantemente comparado às produções do aclamado Hayao Miyasaki e do Studio Ghibli (A Viagem de Chihiro, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar). Mas o reconhecimento de seu talento aconteceu muito antes, quando passou a trabalhar na Toei Animation, um dos mais importantes estúdios de animação do Japão. Ali, participou da produção de várias séries animadas, como Digimon.

Também depositou o seu talento em um dos filmes da saga One Piece (Omatsuri Danshaku to Himitsu no Shima), mas ganhou notoriedade de fato com Toki o Kakeru Shoujo, longa de animação bastante elogiado pela crítica, lançado em 2006 no Japão. A história de uma jovem estudante que, de repente, descobriu poder voltar no tempo sempre que estivesse em apuros, deu a Hosoda os prêmios de Melhor Filme de Animação do Japanese Academy Awards, Digital Content Grand Prix, o Manichi Film Awards Animated Film, o Media Arts Plaza e o 39º Sitges International Film Festival of Catalonia.

Entre 2009 e 2010, Hosoda ganhou notoriedade mais uma vez ao criar Summer Wars. Com um enredo que mistura ficção científica e laços familiares, tanto o anime quanto o mangá conseguem atingir pessoas de diversas idades, assim como planejou.

“Eu queria fazer um filme com uma história que pudesse ser aceita por todos os tipos de público, sem distinção de idade ou sexo; um filme em que as pessoas pudessem assistir reunidas com suas famílias”, contou ele.

Character Design
(desenho de personagem)
Tanto na versão em mangá quanto no anime, quem assina o character design da produção é Yoshiyuki Sadamoto, velho conhecido dos fãs de Evangelion. Nascido em 29 de janeiro de 1962 na província de Yamaguchi, é um dos membros fundadores do estúdio Gainax. Apesar de ter se destacado em vários outros trabalhos, o mangá de Evangelion é seu trabalho mais famoso. Atualmente, o título também é publicado no Brasil pela Editora JBC.

Arte
A arte do mangá de Summer Wars é de Iqura Sugimoto. Nascida na ilha de Hokkaido, ela adora títulos clássicos dos quadrinhos japoneses como Ashita no Joe e Garasu no Kamen (conhecido no Ocidente como Glass Mask). Também autora de mangá, o seu último trabalho de destaque é Variante, quadrinhos de horror que contam a história de uma garota assassinada juntamente com sua família por estranhas criaturas. Mas ela é ressuscitada em um hospital secreto e percebe que seus braços foram transformados em poderosas armas. Antes de Variante, Iqura assinava com o seu nome verdadeiro, Mao Kuon. Entre os seus trabalhos anteriores está a adaptação do famoso jogo Tales of Destiny

Summer Wars – vol. 01
Autor:
Mamoru Hosoda
Character Desing: Yoshiyuki Sadamoto
Arte: Iqura Sugimoto
Número de edições: 3 volumes
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Nº de páginas: 200
Periodicidade: Mensal
Gênero: comédia romântica
Preço: R$ 10,90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: