LANÇAMENTO "A DIVINA COMÉDIA EM QUADRINHOS" NA COMIX

A Divina Comédia em quadrinhos

Clássico de Dante Alighieri chega aos quadrinhos pela Editora Peirópolis, com imagens de Piero Bagnariol e roteiro do quadrinista em parceria com seu pai, Giuseppe Bagnariol.

A Editora Peirópolis lança no próximo sábado, dia 4 de junho, às 15h, na Livraria Comix Book Shop, em São Paulo, A Divina Comédia em quadrinhos. Haverá sessão de autógrafos com a presença do quadrinista Piero Bagnariol, de seu parceiro na construção do roteiro, Giuseppe Bagnariol, e de Maria Teresa Arrigoni, especialista em Dante Alighieri que acompanhou todo o trabalho. O álbum, que faz parte da coleção Clássicos em HQ, convida os fãs e iniciantes na leitura dantesca a percorrer o paraíso, o inferno e o purgatório de Dante nas aquarelas de Piero, inspiradas em imagens célebres de pintores que também se dedicaram a representar a obra.

Considerado a grande obra-prima do poeta florentino Dante Alighieri, o clássico conhecido no mundo todo como A Divina Comédia foi, ao longo de muitos anos, lido e divulgado com o título originalmente dado por Dante: Comédia. Só a partir de uma edição publicada em Veneza em 1555 é que o adjetivo “divina” passou a fazer parte do título, acréscimo de outro autor célebre da época, Giovanni Bocaccio. “Pela Editora Peirópolis, a versão transposta para a linguagem HQ ganhou um formato sintético, mas sem perder a densidade característica do original”, afirma Piero.

Para o quadrinista italiano radicado no Brasil, A Divina Comédia é quase a pedra fundamental do idioma. “A editora me convidou a adaptar um clássico da literatura italiana. Já tinha lido na escola, mas meu pai, Giuseppe, conhece bem a obra e me ajudou no roteiro. Também contamos com consultoria da Maria Teresa Arrigoni, especialista na obra de Dante”, completa.

Coube a Piero uma cuidadosa pesquisa iconográfica em parceria com seu pai, que realizou uma ampla pesquisa da vida de Dante Alighieri para embasar os roteiros de passagem entre um e outro trecho do poema. Os trechos escolhidos do poema foram publicados na forma original das traduções – traduções essas, por sua vez, escolhidas por Maria Teresa Arrigoni, que indicou, para o Inferno, a tradução de Jorge Wanderley; e para o Paraíso, a tradução de Haroldo de Campos. O Purgatório ficou por conta da tradução de Henriqueta Lisboa, escolha da Peirópolis, editora que cuida da obra da poeta e tradutora modernista.

Também autora do prefácio do livro, Maria Teresa destaca a importância da transposição do texto para o formato HQ. “A grande narrativa dantesca, que poderia ficar relegada às estantes de uma biblioteca especializada, presa nas teias dos estudos literários, ou mesmo viver como livro de cabeceira apenas dos leitores aficionados, chega aos quadrinhos – coloridos vitrais legendados”, ressalta.

Já no posfácio, Giuseppe reforça todo processo de pesquisa necessário para a produção do livro. “Foi uma longa imersão – não fácil, mas excitante e fascinante – nessa síntese do saber universal da época contida nos 14.233 hendecassílabos que compõem o poema. A personalidade humana que surge daí, além do excelso valor poético, é um admirável exemplo de retidão, coerência, coragem e dignidade, mesmo no sofrimento extremo em que Dante conduziu sua atormentada existência de exilado”, conclui.

Sobre Piero e Giuseppe

Piero Bagnariol nasceu na Itália e veio para o Brasil com vinte anos, em 1992. Quadrinista e grafiteiro, é um dos fundadores da revista Graffiti 76% quadrinhos, que edita desde 1995, e autor do álbum Um dia uma morte, com roteiro de Fabiano Barroso. Com Barroso e outros autores publicou também o Guia ilustrado de graffiti e quadrinhos. Em parceria com seu pai, o médico Giuseppe Bagnariol, grande conhecedor d’A Divina Comédia, abraçou o desafio de transpor a obra de Dante para os quadrinhos.

Sobre a editora

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

SERVIÇO:

Lançamento do livro “A Divina Comédia em quadrinhos”, com a presença do quadrinista Piero Bagnariol, de Giuseppe Bagnariol e de Maria Teresa Arrigoni

Quando: 04 de junho

Horário: às 15h

Local: Livraria Comix Book Shop

Endereço: Alameda Jaú, 1998 – Jardim Paulista

Tel: (11) 3061-3893

Informações para a imprensa – Editora Peirópolis:

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Samantha Oliveira – samantha@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: