Fierro 2 e Dora – Editora Zarabatana

 

Fierro Brasil 2

Este segundo número do álbum, assim como o anterior, irá mesclar trabalhos nacionais com os de autores argentinos. Para esta edição, foram selecionadas histórias de quadrinistas importantes do país vizinho, como Maitena, Liniers, Horacio Altuna, Enrique Breccia, Carlos Nine, Lucas Varela, Juan Giménez, José Muñoz e Carlos Sampayo.

Seis desenhistas brasileiros irão participar do segundo volume Fierro Brasil. O álbum começa a chegar às livrarias e lojas de quadrinhos no início de abril.

O time de autores nacionais traz nomes de destaque na área de quadrinhos: o premiado Fábio Moon, Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres, Victor Cafaggi, Laudo Ferreira Júnior e André Ducci.

A ilustração da capa foi feita por El Tomi, que também produziu uma das histórias em quadrinhos deste novo volume.

A Fierro é tida hoje como a principal publicação em quadrinhos da Argentina. Editada inicialmente entre 1984 e o início da década de 1990, ela foi retomada a partir de 2006 e vem sendo editada mensalmente desde então, mesclando produções de autores veteranos com as de novos quadrinistas.

A edição brasileira faz uma seleção de histórias curtas desses seis anos da publicação. As histórias longas, que são publicadas em capítulos na revista argentina, estão sendo editadas pela Zarabatana Books na Coleção Fierro, que já publicou Noturno, de Salvador Sanz e lançará em abril Dora, de Ignacio Minaverry.

O primeiro volume Fierro Brasil foi lançado em março de 2011.

 

Dora

de Ignacio Minaverry

Zarabatana Books

ISBN 978-85-60090-40-2

21 x 28 cm – 176 páginas – colorido e preto-e-branco

R$ 55,00

DORA traz a história de uma garota judia que trabalha na Berlim pós-Segunda Guerra catalogando documentos capturados dos nazistas para o Departamento de Estado norte-americano. Assim, ela começa a descobrir e entender toda a máquina burocrática alemã que estava por trás do extermínio de judeus nos campos de concentração, ao mesmo tempo que começa a se descobrir como pessoa. De Berlim, viajamos para os subúrbios de Paris, acompanhando Dora e a luta pela independência das colônias francesas e depois para a Argentina pós-Péron, com uma caça a criminosos de guerra. O autor argentino Ignacio Minaverry realiza esta graphic novel baseado em uma profunda pesquisa histórica e iconográfica, e sabe mesclar com maestria a evolução política e a sentimental de Dora, tendo como pano de fundo os conturbados anos 1960.

DORA é o segundo volume da Coleção Fierro, que traz para o público brasileiro as melhores HQs publicadas em capítulos na famosa revista argentina de histórias em quadrinhos. O volume 1 é a graphic novel de fantasia e terror Noturno, criada e desenhada por Salvador Sanz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: