Curso Prático de Desenho Artístico por Jayme Cortez – Editora Criativo

CURSO PRÁTICO DE DESENHO ARTÍSTICO – JAYME CORTEZ

Obra inédita do mestre Jayme Cortez acaba de ser editada pela Editora Criativo.

Jayme Cortez, deixou um legado impressionante, tanto pelo valor histórico e cultural — ele que é um mestre e um exemplo de profissionalismo para a maioria dos artistas brasileiros dedicados ao desenho artístico — quanto pela quantidade de obras produzidas.

Um de seus admiradores mais entusiasmados, o diretor de arte Fabio Moraes, tem se dedicado, desde então, a pesquisar a obra de Cortez e foi assim que ele teve o privilégio de organizar exposições consagradas ao mestre e ganhou o acesso ao material imenso que ele deixou arquivado e cuidado pela família. Em suas pesquisas, Moraes descobriu um livro didático de desenho artístico que Cortez produziu em 1948, portanto, apenas um ano depois de chegar ao Brasil, e que permaneceu INÉDITO todo esse tempo.

Esse livro, recuperado por Fabio Moraes, que o organizou e completou seus textos, pode ser considerado o primeiro curso de desenho do Mestre.

O Curso Prático de Desenho Artístico ensina a desenhar a figura humana, partindo do método da observação do modelo vivo — ele representa uma coleção preciosa de dicas do mestre para desenhar adultos e crianças de ambos os sexos, cuidando de todos os seus fundamentos concernentes, tais como proporções, musculatura, movimento, luz e sombra etc.

Curso Prático de Desenho Artístico é mais que um curso e uma obra pioneira em sua categoria que agora é revelada; trata-se de uma valiosa herança, uma preciosidade que Jayme Cortez produziu há mais de seis décadas e doou aos seus alunos e admiradores do futuro.

CURSO PRÁTICO DE DESENHO ARTÍSTICO

Editora: Criativo

Autor: Jayme Cortez

Organizador: Fabio Moraes

ISBN: 978-85-64249-37-0

Valor: R$ 29,90

Formato: 17 x 24 cm, lombada quadrada

96 páginas

Email: editora@criativo.art.br

SOBRE O AUTOR

Jayme Cortez Martins nasceu em Lisboa, em 8 de setembro de 1926. Autodidata, aprendeu a desenhar estudando os suplementos dominicais de jornais norte-americanos. Precoce, publicou seu primeiro desenho com 9 anos de idade. Em 1944, começou a trabalhar, ainda como aprendiz, no célebre semanário de quadrinhos O Mosquito.

Pode-se dizer que o mestre de Cortez foi o venerado quadrinhista português E.T. Coelho, e logo ele estava publicando suas próprias HQs autorais.

Cortez imigrou para o Brasil, chegando em São Pauloem março de 1947. Começou a trabalhar no jornal O Dia, fazendo charges políticas. O primeiro quadrinho que fez na nova pátria foi uma adaptação do romance de José de Alencar, O Guarani, em tiras diárias.

Depois, passou para A Gazeta Juvenil, em 1949. Dois anos depois, inaugurou uma fase muito festejada por seus admiradores, a de capista das revistas de terror e aventuras da EditoraLa Selva. Em junho de 1951, entrou para a história pela iniciativa de realizar a 1ª Exposição Mundial de HQ, junto com Miguel Penteado, Syllas Roberg e Álvaro de Moya.

Na sequência, como diretor de arte e editor daLa Selva, lançou dezenas de títulos de revistas de HQ, de todos os gêneros, abrindo o mercado para autores nacionais, desenhistas e redatores, além de continuar a criar as suas maravilhosas capas.

Entre meados dos anos 1960 e 1970 trabalhou em agência de publicidade; ainda nos anos 70 tornou-se diretor de criação de merchandise e cinema de animação de Maurício de Sousa Produções. No decorrer de sua vida foi um assíduo ilustrador de cartazes e pôsteres, realizou-os às dezenas, incluindo peças para clássicos do cinema nacional e internacional.

Jayme Cortez morreu em 5 de julho de 1987, na mesma cidade de São Paulo que conquistou com seu imenso talento.

Este livro contém:

CABEÇA MASCULINA

O estudo detalhado da

cabeça masculina em

perfil, de frente e 3/4.

CABEÇA FEMININA

A cabeça feminina é

estudada em todas as

suas posições clássicas.

CABEÇA INFANTIL

A cabeça infantil é

estudada em todos

os pormenores.

FIGURA HUMANA

O estudo da figura

humana masculina,

feminina e infantil, é

visto passo a passo.

PROPORÇÃO

A proporção da figura

humana, abordada de

maneira fácil e prática.

MOVIMENTO

O movimento da

figura visto em

detalhe nesta lição.

ROUPAS

Os vários modelos de

roupas, dobras e caimento

dos tecidos sobre o corpo.

 

LUZ E SOMBRA

Os efeitos da luz, sombra

e contraluz dão mais

dramaticidade ao desenho

da figura humana.

Um comentário em “Curso Prático de Desenho Artístico por Jayme Cortez – Editora Criativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: