Mangázine! – Brave 10

Muito feliz começando aqui a minha primeira coluna voltada para o público shounen.  Não que eu não goste mais de escrever sobre shoujo, longe de mim, mas adoro outros tipos de história. Esta é a primeira Mangázine da Comix blog.

Desde já começo agradecendo a Comix por ter disponibilizado o material para que esta coluna fosse possível. Muito Obrigada.

Indo ao Assunto…

Bem, nesta coluna vamos falar sobre um dos mangás que foi recentemente finalizado aqui no Brasil pela editora Panini e que está fazendo um grande sucesso com o lançamento da sua versão animada no Japão.

Estamos falando de Brave 10 – Os 10 Bravos!

Escolhi esta história para ser o carro chefe dessa ‘sessão’ de colunas por ter um enredo muito interessante e que aponta para vários fatores importantes da história do Japão, mesmo que forma sutil. Além de todo o drama e fortes cenas de luta.

Acabei comprando por ter gostado da arte de capa, a sinopse e por saber que seu autor teve um papel importante no game de outra história que gosto muito, Sengoku Basara.

Mangá

Mangá do estilo seinen com elementos de fantasia, ação e aventura, ambientado no Japão da Era Feudal. Criado por Kairi Shimotsuki, foi publicado em 2007 na revista Comic Flapper, pertencente a editora Media Factory no Japão e foi finalizado em 2011. No Brasil, estreou na editora Panini no fim de 2010 e foi finalizado este ano, contendo 8 volumes.

Não há informações sobre a publicação do mangá nos Estados Unidos, visto que o grande sucesso esperado no Japão não foi alcançado, mas os fãs estão otimistas com o lançamento da animação.

Autora

Kairi Shimotsuki nasceu no Japão no dia 14 de novembro e é do signo de escorpião.

Tem atualmente 18 trabalhos lançados, sendo os seus primeiros: Inferior Doll e Kidd Pistols – Punk = Mother Goose no Jikenbo, ambos de 2003. Inferior Doll é a primeira história yaoi de Kairi e foi lançada pela Comic Magazine LYNX da editora Gentousha.

É conhecida pela variedade de temas e estilos de história que escreve, como:  yaoi,comédia, drama, aventura, vida escolar e até mesmo josei.  Ganhou o ‘estrelato’ quando desenhou uma adaptação de 3 volumes do game Sengoku Basara, denominado Sengoku Basara Ranse Ranbu, o que a inspirou para o seu atual trabalho, a série Brave 10.

Se quiser saber mais sobre a autora, basta acessar o seu site(http://neneharu.blog.shinobi.jp/).

História

O templo de Izumo é atacado sem maiores explicações pelo xogum Tokugawa Ieyasu e todos os seus moradores são violentamente assassinados, menos uma pessoa, a miku Isanami.

A jovem miku é salva por seu mestre e monge Kannushi e vaga sozinha pela floresta em busca de uma pessoa: Sanada Yukimura. Antes de morrer, seu mestre a informara que buscasse este homem, pois só ele poderia ajuda-la. No meio do caminho ela é perseguida pelos assassinos de seus irmãos e amigos, mas é salva pelo jovem Kirigakure Saizou, um ninja pertencente a um dos maiores clãs do Japão, o clã Iga.

Após salva-la, Saizou diz que vai seguir seu caminho, mas Isanami insiste que ele ajude-a a chegar a Shinshuu, oferecendo lhe comida como pagamento. Mesmo relutante, ele aceita a oferta daquela garota insistente.

Ao chegar a Shinshuu, o jovem ninja descobre a intenção daquela garota e pretende ir embora, visto que não quer arrumar encrencas referente a Sanada, mas logo é atacado por Sarutobi Sasuke, ninja habilidoso que além de seguir Sanada, pertence ao clã rival de Saizou, o clã Kouga. Sanada então finalmente aparece e leva seus visitantes ao castelo para uma conversa.

Mesmo com toda a história de Isanami, o jovem senhor revela que não poderá ajuda-la. Decepcionada, ela vai embora no dia seguinte, indo atrás de Saizou quando os dois novamente são atacados.

Depois de serem salvos por Yukimura, ele revela que irá ajuda-la visto que a jovem parecia ter um valor muito grande para que Tokugawa a quisesse tanto. Assim, ele reuniria os 10 maiores guerreiros para proteger a miku e todos que fossem vítimas de Tokugawa, seu maior inimigo.

A busca pelos 10 guerreiros apenas começava.

Personagens

Sanada Yukimura – Idade Desconhecida

Características Físicas: Bastante alto e de porte um tanto atlético, não sendo possível ser preciso já que sempre está vestindo um largo kimono. Tem os cabelos medianos e escuros, sempre amarrado e é provável que tenha olhos e cabelos castanhos medianos. Aparenta ter 30 anos de idade.

Personalidade: Bastante calmo e sossegado. Por mais que o perigo seja aparente, Yukimura é confiante o bastante para não demonstrar suas preocupações ou simplesmente porque ele é forte e destemido demais para não ser incomodado com simples problemas. Um tanto brincalhão e mulherengo, mas não é bom contrariá-lo, ninguém sabe do que ele realmente é capaz.

O que mais gosta: Sakê e mulheres.

O que mais odeia: Que alguém incomode a sua paz.

Inspirado em: No verdadeiro Yukimura, segundo filho do lorde de Ueno. Segundo a lenda, Sanada realmente liderava dez grandes ninjas que foram denominados: Os Dez Bravos de Sanada.

Sarutobi Sasuke – Idade Desconhecida

Características Físicas: Estatura mediana, de porte magro mesmo usando roupas um tanto mais largas, devido a isso também por sua grande agilidade. Tem os canelos curtos de cor castanho mediano a escuro, assim como seus olhos.  Aparenta ter uns 18 anos.

Personalidade: Sempre muito rápido, quieto e fechado. Sasuke é realmente leal a aquele que serve, no caso Yukimura, e luta por seu mestre até os limites. Embora tenha uma grande desavença com Saizo, ele é bastante cuidadoso e tímido, principalmente em relação as mulheres. Tem um bom coração.

O que mais gosta: Acredito que seja lutar por aquele a quem respeita.

O que mais odeia: Saizo.

Kirigakure Saizo – Idade Desconhecida

Características Físicas: Alto, de porte magro, mas extremamente forte. Tem os cabelos um tanto longos, lisos e de cor negra, assim como seus olhos. Rosto delicado e muito bonito. Aparenta ter 20 anos.

Personalidade: Saizo é um tanto nervoso e mal humorado. Sempre resmunga quando Isanami quer ficar ao seu lado, mas no fundo ele gosta da companhia dela. É bastante ‘louco’ em suas lutas, batalhando bravamente até as últimas possibilidades, não se importando com as consequências desde que consiga salvar aqueles que ele quer bem.

O que mais gosta: Dias tranquilos.

O que mais odeia: Chateações.

Isanami – Idade Desconhecida

Características Físicas: De estatura mediana, Isanami tem um corpo magro e bonito, de seios fartos. Seus olhos um tanto amarelados e os cabelos lisos um tanto azul mais claro, quase cinza. Aparenta ter 17 anos.

Personalidade: É bastante mimada e por isso acaba irritando Saizo muitas e muitas vezes, mas se importa demais com as pessoas e sente se triste por achar que é um peso no grupo. E quando ela se sente triste é aonde mora o perigo, Isanami tem um grande poder e guardar uma escuridão tão grande, que pode acabar com tudo a sua volta.

O que mais gosta: Saizo.

O que mais odeia: Se sentir um peso.

Opinião – Traços:

Os traços são muito bonitos e a clareza de cenas é impressionante. Assim como diversos mangakás de sucesso na qual percebemos claramente a melhora de seus desenhos, em Brave 10 não é diferente, mas o que já era muito bom ficou excelente.

Pra mim, o que achei mais interessante foi na perfeição da descrição das personagens, a qualidade do traço é bastante alta, visto que você sabe exatamente como ela queria que determinado personagem fosse.

Um misto de boa técnica de desenho com uma boa história, o que não é fácil de encontrar.

 

Opinião – História:

Difícil ser imparcial neste momento, já que sou apaixonada por histórias do antigo Japão Feudal, visto o quanto gosto de toda a franquia Sengoku Basara, onde encontramos algumas das personagens citadas acima.

Enfim, embora o foco ao que me pareceu, sejam as batalhas, a história é bem estruturada, mesmo um tanto simples. O objetivo de buscar o poder que só a Isanami tem não é mudado durante a história, mesmo com todos os personagens que aparecem, o objetivo foi mantido, o que muda são as prioridades.

Infelizmente como ele não tem fim na saga lançada até então, há a sensação na qual o próprio leitor terá que tirar as conclusões do que aconteceu dali para frente. Esperamos que mais explicações sejam dadas com a nova saga chegando em breve ao Japão e espero que no Brasil também, mas lembrando que misturar bons traços e boa história é muito difícil, e eu acredito que a Kairi acertou a dosagem.

Difícil Acesso?

O mangá foi finalizado recentemente no Brasil, então será fácil encontrar todos os volumes, que não são tantos, em eventos de anime e com a vantagem de poder comprar com desconto.

Também poderá encontrar no site da revendedora deste título, no caso, a própria Comix.

Qualquer dúvida, críticas, elogios ou sugestões de mangás para as próximas colunas enviem no email: pikachu-san@radioanimix.com.br, me sigam no twitter: @pikachu_san e entrem no meu site Vamos Falar de Anime…?

 

Um comentário em “Mangázine! – Brave 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: