Release do livro O Cidadão (In)Comum de Pedro Ivo

O livro conta a história de Caliel, ator iniciante de classe média, que enfrenta todas as incertezas, batalhas e decepções de quem opta por viver essa profissão. Sua vida muda drasticamente quando, em uma manhã, acorda flutuando entre o teto e a cama. A partir daí, Caliel é obrigado a correr contra o relógio para descobrir quem é, o que ele é, e o que são esses novos dons.

capa-altaSoa miraculoso e muito vantajoso ter poderes sobrenaturais em um mundo como o nosso, mas não é o que O Cidadão (In)Comum propõe. Voar em um mundo onde as pessoas andam pode ser bastante solitário. E como pensa uma pessoa tão poderosa? Qual a sensação de voar? Como o corpo reage física e psicologicamente com a idéia de estar suspenso no ar?  E o principal: O que você faria se pudesse levitar de sua mesa de escritório e alçar vôo?

As soluções fáceis, característica de histórias como esta, são ignoradas por completo pelo autor, que se preocupou em imaginar o impacto social que uma pessoa como Caliel pode causar. A trama arma um complexo jogo de causa e efeito que afeta todos os setores da vida do personagem e de seus conhecidos.  “É uma história inteiramente inspirada na realidade. Fiz questão que o leitor identificasse lugares, épocas e posturas. Não importa quem você seja, se gosta ou não de quadrinhos, minha principal fonte de inspiração,  é muito provável que se identifique com Caliel. Tenho pra mim que todas as pessoas do mundo, ainda mais nesses tempos, já se imaginaram fazendo coisas impossíveis.” –  completa Pedro Ivo.

 

caliel1Um conhecido vilão

Não há vilões em O Cidadão (In)Comum (ainda). Caliel não enfrenta um antagonista pontual, mas, sim, todo o sistema no qual ele nasceu e faz parte. Seu maior desafio é lidar com os erros que, por razão dos poderes, ganham proporções bem maiores. Outro grande entrave é a lógica ferida pelos dons, a primeira vista inexplicável que obriga Caliel a rever seus paradigmas mais básicos.

A obra, além de divertir com uma narrativa dinâmica e imprevisível (com ilustrações feitas pelo próprio autor), propõe um avançado questionamento sobre o que é certo e errado na sociedade atual, e qual o real papel de um cidadão comum no Planeta.

 

Ficção x Realidade

cartaz1É muito difícil criar uma história que fale de superpoderes e heróis sem abrir mão das leis firmes que constroem o mundo real. Os heróis do cinema e dos quadrinhos parecem que são abençoados por coincidências que frequentemente lhe salvam a vida no último momento. Pedro Ivo, no entanto,  optou por evitar o uso deste e de outros recursos que facilitam a narrativa. “É quase como se um Capitão Nascimento menos rígido e menos violento acordasse com superpoderes. É o mesmo mundo, as mesma intrigas. Caliel olha pela janela e vê a mesma São Paulo que você.” – explica o autor.

Mas como explicar os poderes? – “Bom, segundo alguns sufis e budistas, o potencial humano é imensamente maior do que se pode sondar racionalmente. Todos os poderes de Caliel são inspirados em relatos antigos de pessoas que aprenderam a usar este potencial. O que aconteceria se você acordasse com os poderes de Jesus Cristo, mas sem nenhuma consciência do divino?”  

As roupas, ou melhor, os trajes de voo do personagem, assim como todo seu aparato tecnológico, também são inteiramente críveis. – “Um dia saí de casa, fui a um brechó e, por não mais que 300 Reais, comprei toda a roupa que Caliel precisaria para esconder seu rosto e conseguir voar com alguma flexibilidade. Isso inclui seus visores que nada mais são que óculos de solda. Aproveitamos o investimento e gravamos o trailer. O sistema de comunicação que ele usa, que inclui GPS, rastreador e chamadas por vídeo, são aplicativos que podem ser instalados em qualquer smartphone mais ou menos.”

 

 

O Cidadão (In)Comum é uma história sobre pessoas urbanas, que passam boa parte do dia dentro de seus apartamentos. É também uma história sobre os medos modernos, de como supera-los. Um grito heroico de liberdade em uma realidade aparentemente baseada em mentiras. Sobretudo, claro, é uma história de super-herói, repleta de ação. O livro ideal para jovens e adultos que procuram por diversão de qualidade.

O Cidadão (In)Comum é publicado pela Editora Livre Expressão. O pré-lançamento aconteceu no dia 4 de Agosto e seu lançamento oficial em São Paulo acontece dia 8 de dezembro, às 15hrs, na Livraria da Vila Shopping Pátio Higienópolis.

COMPRE O LIVRO CLICANDO AQUI!

Contato com o autor

Pedro Ivo Barbosa  Tel:(11) 9 8880-7908 E-mail: allkair@gmail.com

baner-comix3

livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: