Guerra 1939-1945 / Resenha – Conexão Comix

Guerra 1939-1945 / Resenha

Por Alexandre Callari, do site parceiro Pipoca e Nanquim.

A Conrad lançou recentemente uma pequena gema que merece ser conhecida pelo grande público. HQs com o tema guerra estão na moda novamente, porém o trabalho do paulista Julius Ckvalheiyro não tem nada de modismos.

O álbum tem seis histórias, cada qual passada em um ano da guerra e protagonizada por um soldado diferente. Julius teve uma ideia brilhante; em interlúdios ele conta em prosa o que foi a Segunda Guerra, contextualizando o leitor sobre o momento histórico vivido – e a seguir nos entrega uma HQ visceral e realista, cujos personagens são gente comum apanhada pela turbilhão do conflito, tudo regado a altas doses de nanquim, e 100% baseada em referências fotográficas.

A arte, aliás, pode vir a ser um problema para alguns. Ela passa longe do convencional, chega a ser confusa em alguns momentos, porém é brilhante em outros. Destaque para a história que mostra a equipe norte-americana do Enola Gay, prestes a lançar a primeira bomba atômica. Na história sobre os campos de concentração, as imagens são perturbadoras e parecem saltar para fora das páginas. O roteiro, contudo, não acompanha essa força toda – há momentos muito bons, porém há outros que se tornam repetitivos.

 

GUERRA_1939_1945_capa___thumb-300x3821939+Blog01-300x458

 

Contudo, se Julius se superou em algo nesta Graphic Novel, foi nos textos que precedem e/ou sucedem cada história. De maneira didática, porém sem ser chata e sem tomar partidos, o autor resume em algumas páginas todas as ações que compuseram o teatro dos horrores que foi a Grande Guerra do século passado. Ele dá números impressionantes, narra com vivacidade a resistência russa e o terror que foi o cerco a Leningrado, revela que os japoneses já haviam enviado sua rendição aos russos quando os americanos decidiram soltar a bomba e encontra ainda espaço para explicar por que a França não foi bombardeada e a correria que foi a retomada de Paris, pois em plena guerra, partidos de direita e esquerda franceses brigavam para retomarem o poder.

Não é um livro definitivo sobre a Segunda Guerra, obviamente, mas é uma introdução excelente para quem quer saber mais acerca do assunto. Uma HQ que deveria estar presente nas bibliotecas de todas as escolas do país.

Para comprar Guerra 1939-1945, clique aqui.

 

GUERRA listras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: