Novos volumes da coleção A Arte de Desenhar, da editora Criativo! – Conexão Comix

Novos volumes da coleção A Arte de Desenhar, da editora Criativo!

A editora Criativo vem se destacando no mercado editorial cim sua publicações voltadas para os desenhistas, repleta de excelentes títulos que ensinam técnicas de desenho para quem está começando nesta arte e para aqueles que desejam aprimorar o seu traço. Você encontra todas as suas coleções a venda na Comix Book Shop (loja virtual e física) , incluindo os dois lançamentos mais recentes da série A Arte de Desenhar. Confira as sinopses:

 

A ARTE DE DESENHAR / RENATO SILVA / VOL. 18 / CANINOS e FELINOS

Uma das habilidades mais notáveis do mestre Renato Silva é a facilidade impressionante com que ele desenha animais com a máxima economia de traços.

No ensino de arte a distância em que Renato foi um pioneiro no Brasil e aquele que mais investiu nessa área, haja vista a vasta quantidade de volumes (mais de cem) da coleção A Arte de Desenhar, e a imensa diversidade de temas abordados nessa coleção, há de ser prático e capaz de fazer os alunos desenharem desde as primeiras lições, porém, sem perder a qualidade de vista.

Somente um gênio como Renato, na verdade, poderia aliar tão magnificamente bem as duas coisas, a praticidade representada nas figuras de traços econômicos e simples e a qualidade rara de expressão artística que se vê até em seus desenhos mais ingênuos. O nível artístico não recua de uma lição a outra, de um volume a outro da coleção — ao contrário, ele se sofistica dependendo do tema, mas sem abandonar a proposta da coleção que é a de proporcionar aulas inteligíveis, fáceis de assimilar.

Pois vejamos este volume em que imagens de animais diversos, selvagens e domésticos, das famílias dos canídeos e felídeos são colocadas em posições estáticas e em movimento, de modo que referencialmente o aluno tenha modelos em todas as posições que ele queira a desenhar, com um mínimo de dificuldade e o máximo de possibilidades.

Assim é Renato Silva, um mago do desenho, do cartum, da ilustração, que a partir dos anos 1940 abandonou as redações de revistas e jornais para ser apenas professor de desenho e ajudar a formar várias gerações de artistas nacionais com seu belo estilo acadêmico e sua vocação para o ensino, no transcorrer de mais de quatro décadas consagradas à arte-educação.

A Criativo tem o orgulho de trazer a obra de Renato de volta à vida, para o benefício dos artistas que já estão se formando ou ainda vão começar a se formar, principalmente.

* * * 

A ARTE DE DESENHAR – RENATO SILVA
VOL. 18 – CANINOS e FELINOS

Editora: Criativo
Autor: Renato Silva
ISBN: 978-85-8258-011-0
R$: 29,90
Formato: 25,5 x 36 cm
36 páginas
Email: editora@criativo.art.br 

 

Capa Arte de desenhar 17

 

A ARTE DE DESENHAR / RENATO SILVA / VOL. 17 / AVES

Um dos temas que os desenhistas profissionais ou não mais gostam de desenvolver é o desenho de aves, e com os iniciantes na arte não é diferente — por isso, este volume da coleção A Arte de Desenhar, de Renato Silva, vem ao encontro do gosto de todos que admiram o talento do grande mestre

A Arte de Desenhar é a coleção que a Editora Criativo está recuperando zelosamente, trazendo de volta a maior obra do professor Renato Silva; essa coleção numerosa que o autor publicou desde a década de 1940, alcançando mais de cem volumes, é também a maior coleção de arte-educação que se conhece,   reafirmando a formidável vocação pioneira de Renato e a sua disposição de tornar-se uma referência no setor, intuito que ele alcançou com muitos méritos, pois foram muitas as gerações que se beneficiaram de suas aulas.

Aqui, mostrando a técnica dos esboços em vários estágios, incluindo formas geométricas e linhas retas, o professor Renato Silva ensina o desenho de uma vasta variedade de animais de penas, algumas aves domésticas, como galos e patos, outras silvestres, como as de rapina e os passarinhos.

Todo aluno que desejar desenhar a ave que for, vai encontrar neste volume no mínimo uma referência para criar sua arte —Renato Silva planejou a obra inteira criteriosamente, e usou toda a sua experiência de artista renomado, conquistada em pelo menos duas décadas trabalhando nas redações das principais editoras de revistas e de jornais do País.

Aqueles que estão seguindo o relançamento de A Arte de Desenhar estão desvendando os segredos da arte de desenhar da forma mais prazerosa, proveitosa e simples possível, pelo gênio de um iluminado que optou por devotar mais de metade de sua longa vida ao ensino da arte.

* * *

A ARTE DE DESENHAR – RENATO SILVA
VOL. 17 – AVES 

Editora: Criativo
Autor: Renato Silva
ISBN: 978-85-8258-012-7
R$: 29,90
Formato: 25,5 x 36 cm
36 páginas
Email: editora@criativo.art.br 

 

Capa Arte de desenhar 18

 

RENATO SILVA, DESENHISTA

Renato Silva, nasceu Renato de Azevedo Silva, no Rio de Janeiro, em 28 de janeiro de 1904. Filho de jornalista, cursou cinco anos de Belas Artes entre 1920 e 1925, ano em que começou a colaborar em revistas cariocas, como Vida Doméstica, Vida Nova e A Maçã, fazendo desenhos humorísticos, até se fixar numa revista para homens Shimmy, recém-inaugurada.

Em 1930, deixou o desenho de humor e passou para a ilustração literária, colaborando em O Cruzeiro e O Jornal. Logo em seguida, Renato Silva foi trabalhar no grupo editorial A Noite, continuando a ilustrar contos, novelas e seriados publicados nas várias revistas da empresa, com maior assiduidade na Vamos Ler!

Ele foi estrear no desenho de quadrinhos em maio de 1937, com o personagem Nick Carter para o Suplemento Juvenil, da Editora EBAL. No mesmo ano, apresentaria sua HQ A Garra Cinzenta, com argumento de Francisco Armond, para o suplemento A Gazetinha, de A Gazeta, de São Paulo, que teve o número exato de cem episódios, publicados no decorrer de dois anos (entre 1937 e 1939), e que veio a se tornar um clássico absoluto do gênero. Ainda nos quadrinhos, Renato Silva realizou duas séries longas para O Diário de Notícias, Histórias Que Ficaram Na História e Histórias da História do Mundo.

Em 1939, lançou seu Manual Prático de Desenho, pela Tipografia Nilópolis, o primeiro guia de orientação para desenhistas, então publicado no Brasil — foi este o ponto de partida, o embrião de um projeto didático maior, mais abrangente e longevo, que iria desenvolver no decorrer das décadas de 1940 e 1950, A Arte de Desenhar, que rendeu mais de cem edições temáticas, com o selo da editora Conquista.

A coleção A Arte de Desenhar, que abarcou praticamente todos os temas referentes ao desenho artístico, foi um valioso apoio para milhares de alunos espalhados pelo Brasil que não tinham acesso algum à arte-educação, em qualquer nível. Em A Arte de Desenhar, na posição de professor, Renato Silva cresceu muito como artista, seu traço chegou ao apogeu, ganhou personalidade, singularidade e um grau elevadíssimo de beleza estética. Não são poucos os artistas brasileiros, ainda atuantes, que devem grande parte de sua educação ao professor Renato Silva e ao seu método de ensino, franqueado a quem quisesse aprender e modestamente distribuído em bancas de revistas e livrarias.

Até o início dos anos 1980, Renato Silva ficou afastado da grande imprensa, a qual ele já havia renunciado há tempos, quando decidiu se dedicar ao trabalho de ensinar a desenhar. Passou seus últimos anos de vida ilustrando livros didáticos e dando aulas de desenho.

Renato Silva veio a falecer no dia 6 de agosto de 1981, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: