Superman: Origem Secreta / Resenha – Conexão Comix

Superman: Origem Secreta / Resenha

Por André Faccas, do site parceiro Quadrim.

Se tem uma coisa extremamente polemica nos quadrinhos do Homem de Aço são suas origens. Desde 1986, ano em que a Crise nas Infinitas Terras terminou, o personagem ganhou 4, fora as inúmeras edições Elseworlds que, como sempre, brincam de recontar os fatos formadores do maior herói de todos os tempos.

 

clip_image002

Porém, nenhuma delas teve a preocupação que Geoff Johns e Gary Frank tiveram em Origem Secreta, que não é apenas recontar a origem do Superman, mas fazê-lo de forma que respeite o cânone do personagem em suas diversas encarnações, entre elas, Superman: O Filme, de 1978, talvez a versão mais icônica do personagem até hoje, em todas as mídias.

E essa é justamente sua maior força e maior fraqueza.

clip_image004

Na história, Johns aplica seu maior talento como roteirista da DC: respeito pela cronologia, sendo capaz de costurar colchas de retalhos em prol de uma versão coesa, de onde ele começa a trabalhar. Então, temos desde a infância de Clark em Smallville (muito inspirada no seriado de mesmo nome, mas principalmente nas histórias do Superboy da antiga Adventure Comics), passando pela conexão do jovem Superman com a Legião dos Super-Heróis, a primeira aparição pública, os principais inimigos, tudo em uma única trama, que justificava toda a importância desses personagens nas tramas que aconteciam nos títulos da época.

clip_image006

Não há grandes novidades na releitura. O crescimento da importância do General Sam Lane, assim como John Corben, o Metallo, ter uma ligação direta com Lois e o pessoal do Planeta, o arco de Jimmy Olsen em busca de respeito, todos esses são pontos fortes que como fã dessa mitologia toda, adorei. Esse Superman me representa, apesar de saber que não é para todos os gostos.

clip_image008

Porém, é nítido que esta história teve este objetivo em mente, construir a mitologia, ou reconstruir, para uma nova geração de leitores. O que hoje, após o reboot dos Novos 52, não faz muito sentido. E isso a enfraquece como história, pois cria todo um pano de fundo para outras tramas, que honestamente, aguardo ansioso pela republicação pela Panini, já que Johns e Frank foram uma dupla de criação inesquecível na história recente do personagem.

clip_image010

A aliança do argumento de Johns e a arte fantástica de Frank dão o tom clássico que este mitologia merece. Ideal para quem quer conhecer mais do Superman clássico e se apaixonar por diversos personagens que apenas os fãs conhecem. Mas, se você procura algo parecido com o que viu em O Homem de Aço, pode se decepcionar. Ou talvez seja a chance de ver um lado do herói que o fez ser um ícone em sua carreira.

Superman: Origem Secreta
Brasil, 2013 – 224 páginas
Formato Americano
Editora: DC Comics/Panini
Roteiro: Geoff Johns
Arte: Gary Frank e Jon Sibal
Preço de Capa: R$62,00

COMPRE NA COMIX!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: