Joe Golem e a Cidade Submersa / Resenha

Por Luis Henrique Garavello Filho, do site parceiro Quadrim.

Joe Golem e a Cidade Submersa
Brasil, 2013, 274 páginas
Papel Pólen Soft
Editora: Gutemberg
Autores: Mike Mignola e Christopher Golden

joe-golem-e-a-cidade-submersa_capaE aí Tropa? Hoje a resenha será um pouco diferente. Afinal não vamos falar de quadrinhos. Quer dizer, não de uma obra em quadrinhos. Até porque ao menos um dos nomes da dupla responsável por este livro ilustrado é bem conhecido dos fãs de quadrinhos: Mike Mignola (que dispensa apresentações, mas se você não conhece Hellboy, BRPD, recomendo muito)!

Já Christopher Golden é um escritor que fez novelizações não só de Hellboy, mas de Liga da Justiça, X-Men, Buffy e também já publicou obras em quadrinhos (como Talent), inclusive uma parceria com o próprio Mignola chamada Baltimore e o Vampiro.

Ok, mas porque este Comenta seria diferente? Porque na verdade Joe Golem e a Cidade Submersa é um livro ilustrado! Ou seja, não espere páginas desenhadas por Mignola, quadros, balões… Mignola nos premia com algumas belas ilustrações ao longo do livro, mas raramente algo que ocupe a página inteira.

 

Joe Golem Interior 1

 

O que resta então? Uma história que tranquilamente poderia fazer parte do universo do Hellboy. Sobrenatural? Tem. Pessoas usando equipamentos para prolongar a vida? Claro! Menção a deuses ancestrais, outras dimensões? Checado. Um protagonista forte e paranormal? Óbvio!

A trama na verdade se centra na dupla Félix Orlov, um antigo mágico que consegue se comunicar com os mortos e sua amiga e “assistente”, uma menina chamada Molly. Quando Orlov é sequestrado, Molly recebe a ajuda do misterioso Sr. Church (um detetive lendário) e seu parceiro Joe (sim, se você precisa de confirmação, ele é o Golem). Tudo isso numa Nova York “alternativa”, que em 1925 sofreu com terremotos e inundações e se dividiu em Uptown, a cidade “rica e desenvolvida” e Downtown, a “cidade submersa”.

 

Joe Golem Interior 2

 

 

A partir do sequestro de Orlov, o que vemos é Molly e Joe lutando contra as forças do Dr. Cocteau, um maluco que deseja se tornar… Adivinhem? Um deus! Mas o que Orlov tem a ver com isso? Bom, um segredo do passado de Orlov é a chave para Cocteau conseguir o que deseja…

Se você é fã de Hellboy, pode comprar sem medo. Se por algum motivo você gosta de aventuras nesse estilo mas não gosta da arte do Mignola (gosto não se discute), também pode se aventurar!

Você pode comprar Joe Golem e a Cidade Submersa no site da Comix.

 

Capa Joe Golem.indd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: