Guardiões da Galáxia: A Aventura Continua na Comix!

Depois de um fim de semana em que faturou 160 milhões de dólares é possível imaginar que muitos fãs da Marvel estão curiosos para mergulhar no universo de Guardiões da Galáxia e explorar novas aventuras. O filme lançou uma nova visão sobre os personagens cósmicos, que os diferencia um pouco dos quadrinhos por hora. Peter Quill, o Senhor das Estrelas, por exemplo, tem incorporada em sua personalidade elementos, como os traços de nostalgia, de Vance Astro, personagem do primeiro grupo de heróis que utilizaram o nome Guardiões da Galáxia cuja as aventuras se passavam no futuro. Estas histórias permanecem inéditas no Brasil tendo sido apenas introduzidas na extinta revista Marvel Force da editora Globo.

A última edição da Mundo dos Super-Heróis traz um dossiê sobre o grupo em suas várias encarnações com várias curiosidades e detalhes sobre os membros que valem a pena serem conhecidos para quem virou fã depois do filme. Você irá perceber que outros elementos foram introduzidos que não fazem parte da versão atual. Yondu, o alienígena responsável por abduzir Peter Quill ainda criança, em 1988 no início do filme, é um personagem que originalmente pertence aos Guardiões originais de 1000 anos no futuro. Curiosamente, 1988 também é o ano em que Vance Astro partiu em animação suspensa em uma missão espacial que seria concluída mil anos no futuro. No universo Marvel regular estas aventuras têm pouca relevância na cronologia, já que ficou estabelecido que se passam em uma terra paralela, e não no universo 616 onde Vance é o mutante Justiça que vive no presente, já tendo integrado os Novos Guerreiros e os Vingadores.

Para acompanhar e entender as aventuras atuais é suficiente começar pela fase escrita por Brian Michael Bendis que integra a Nova Marvel, lançada no Brasil a partir da revista Universo Marvel número 1, da numeração atual da revista. Também é um bom ponto para se iniciar a leitura a última edição de Universo Marvel, em que tem início o segundo arco de Guardiões em que é introduzida a personagem Ângela. A revista Universo Marvel também publica regularmente aventuras do Nova, outro personagem que é uma referência no filme dos Guardiões e ao que tudo indica, será mais explorado nas telas em breve.

O universo cósmico da Marvel é rico em personagens e aventuras. Vários autores contribuíram para sua criação ao longo dos anos, e o filme Guardiões da Galáxia dá apenas uma visão parcial de tudo que pode ser explorado nessa fatia que a Marvel possui o direito de explorar no cinema. Thanos é uma das figuras de destaque, e mais uma vez será o centro de uma grande aventura que vai unir os heróis em um único desafio, o que também deverá acontecer no cinema. Dessa vez é na mini-série Infinito que chega agora em agosto ao Brasil. As aventuras que preparam terreno para saga já vem sendo publicadas na revista mensal dos Vingadores escrita por Jonathan Hickman desde o início da fase Nova Marvel. Se você curte aventuras cósmicas é um título que vale a pena acompanhar.

Aproveitando o sucesso do filme, a Panini deve lançar também em breve um especial de Guardiões da Galáxia, que você vai encontrar em primeira mão na Comix.