Resenha: Another 01 (JBC)

Por Kell Bonassolli do Cruzador Fantasma.

Conforme anunciado neste post aqui, a JBC trouxe para o Brasil o mangá de terror Another dividido em 4 volumes e o primeiro acaba de chegar aqui na nave.

Another nasceu como uma light novel (que também se chama Another) escrita por  Yukito Ayatsuji (famoso escritor de mistério e ficção policial, um dos escritores reconhecidos por escrever usando as regras clássicas deste gênero literário, com vários elementos reflexivos) em 2009 e foi adaptada para mangá em 2010 com roteiro do próprio Yukito Ayatshuji e arte de Hiro Kiyohara. Apenas em 2012 a obra viria a ter também seu anime (12 episódios mais o episódio 0 que é um prequel), além de um Live Action lançado em agosto de 2012.

Yukito Ayatsuji

Sinopse

O primeiro volume conta com 04 capítulos. Nele temos a apresentação dos personagens principais e do grande mistério que envolve a turma 3-3 .

“- Sabe da história do Misake? O cara da turma 3-3?

– Misaki? Quem é?

– Dizem que existia um aluno com esse nome… vinte e seis anos atrás.

– Ah… Acho que lembrei. Mas, se não me engano, me contaram que o nome dele era Masaki…É a história de uma coisa muito esquisita que, na época, aconteceu na classe em que esse menino estudava, não?

– Foi só isso que te contaram?

– Isso e mais uma coisa… Algo muito ruim acontece quando a gente fica espalhando essa história.”

6

E assim começa o primeiro capítulo. Logo em seguida somos transportados para o hospital em que conhecemos nosso protagonista Koichi Sakakibara. A história se desenrola na cidade de Yomiyama em 1998 e é claro, o pano de fundo é na escola.

koichi

Koichi adora histórias de terror mas é um cético quanto a existência de um mundo espiritual. Ainda no hospital, depara-se com uma cena inquietante, uma garota vestindo o uniforme de seu futuro colégio, de tapa-olho, segurando uma boneca e descendo de elevador para o andar B2, andar em que fica o necrotério.

Após receber alta, Koichi inicia suas aulas na turma 3-3, sem saber da lenda que cerca esta turma e estranhamente confuso por seus colegas ignorarem a existência da garora Mei Misaki, a garota que vira no elevador.

mei

Mais do que isso pode estragar sua experiência com o mangá.

É uma material que vale a pena por seu conteúdo e que é fácil de acompanhar por serem apenas 4 volumes. Um bom investimento por momentos de terror e suspense.

Material

Trata-se de um paperback, ou seja, tem capa mole, de papel cartonado simples, não tem aquele acabamento plastificado. O recheio conta com algumas belíssimas páginas coloridas, impressas em papel couchê brillhante e o restante é em preto e branco como tradicionalmente são todos os mangás (papel jornal). A arte fala por si. É linda e rica em detalhes.

Manga X Anime

Neste primeiro volume não encontrei muitas diferenças com relação ao anime. Detalhes irrelevantes como a quantidade de alunos que visita Koichi no hospital e a pessoa que está com ele na primeira cena ou até mesmo a forma como a lenda nos é apresentada. Nada que prejudique o clima, pelo contrário. Se no anime temos os recursos de trilha sonora, enquadramento e movimento para compor o clima, no mangá temos várias explicações e adendos que ajudam na imersão no roteiro.

Confira mais algumas imagens do material


9
3


Another (Compre aqui COMIX a coleção completa!)
Roteiro: Yukito Ayatsuji
Arte: Hiro Kiyohara
Número de edições: 04 volumes
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Páginas: cerca de 190 + 4 coloridas
Classificação etária: 16 anos


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: