Livros teóricos sobre HQ têm lançamento em massa em SP


Vinte e duas obras teóricas sobre histórias em quadrinhos serão lançados ao mesmo tempo. Isso nunca havia ocorrido no país, nem em eventos da área, nem nas bienais do livro.A concentração de publicações científicas ocorre por conta das 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, congresso acadêmico que vai de 18 a 21 deste mês na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

123-A Linguagem dos QuadrinhosA organização do evento adota como critério lançar nos dias do encontro científico apenas títulos teóricos. O número desta vez foi recorde. Nas edições anteriores, realizadas em 2011 e 2013, houve nove e oito publicações, respectivamente.

A maior parte das obras é de autores nacionais. A exceção é “O Sistema dos Quadrinhos” (Marsupial Editora), do francês Thierry Groensteen. Trabalho referencial na área, é traduzida pela primeira vez para o português.

Três dos títulos nacionais irão homenagear pesquisadores brasileiros de quadrinhos, mortos entre os meses finais de 2013 e janeiro de 2014.

A Linguagem dos Quadrinhos: Estudos de Estética, Linguística e Semiótica” (Criativo) traz capítulos de diferentes autores sobre os trabalhos de Antônio Luiz Cagnin (1930-2013). A obra é organizada por Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos.

O ex-professor da ECA-USP terá relançada, também no evento, sua principal obra, “Os Quadrinhos” (uma vez mais, pela Criativo).

Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: os Gibis Estão na Escola, e Agora?” é o último escrito de Elydio dos Santos Neto, professor da Universidade Federal da paraíba, morto em outubro de 2013. O livro é organizado em parceira com a esposa, a também pesquisadora Marta Regina Paulo da Silva.

Moacy Cirne: o Gênio Criativo dos Quadrinhos” faz uma biografia acadêmica do estudioso que dá título à obra. Cirne (1943-2014) é autor de uma das mais amplas e relevantes publicações sobre quadrinhos no Brasil. A obra foi escrita pelo jornalista Alex de Souza.

As sessões de autógrafos irão ocorrer entre os dias 18 e 20 de agosto, às 18h, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Mais detalhes no site do congresso: www.eca.usp.br/jornadas

(Microsoft Word - FLYER - LAN307AMENTOS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: