Dom Casmurro / Resenha

Por Luis Garavello, do site parceiro Quadrimcast!

Dom Casmurro
Autores: Machado de Assis (obra original), Felipe Greco (roteiro) e Mário Cau (arte)
Editora: Devir
234 páginas

Exemplar gentilmente cedido pela loja Comix. COMPRE AQUI!

Falar de Dom Casmurro sempre é um terreno perigoso. Afinal, a obra de Machado de Assis é bem conhecida, porém carrega um peso que normalmente causa rejeição (graças a uma visão fraca do sistema educacional que acha que se deve forçar crianças a lerem certos livros fora de época, mas isso não é o assunto).

Adaptar Dom Casmurro para quadrinhos poderia ser considerada uma tarefa ingrata. Porém, o resultado obtido por Felipe e Mario é bem satisfatório e com certeza torna a obra mais acessível aos jovens.

De início podemos ver que a essência da obra foi mantida, as passagens marcantes estão lá, o desenvolvimento dos personagens é presente e complementado pelo belo traço de Mario Cau. Os personagens figurantes também são mostrados de forma respeitosa e coerente.

Aliás, sobre a arte, o próprio Mario Cau no Quadrimcast sobre ele nos contou que na verdade ele faria apenas um capítulo, porém com a desistência dos outros desenhistas acabou assumindo a obra completa. E quem admira o traço do autor pode ver que ele se esmerou em manter a sua qualidade, mesmo com o trabalho “extra”.

Talvez a maior dificuldade seja que a própria história se baseia numa dúvida plantada por Machado que existe na nossa cabeça: Ezequiel é filho de quem? Pela arte, talvez se penda mais pra um lado, porém ainda assim a dúvida persiste.

Dom Casmurro 003002

Outro ponto interessante é a representação de Capitu, principalmente na cena do primeiro beijo. Ali vemos uma Capitu com traços de menina mas com ares de mulher, algo que conforme a história vai passando vai-se notando o amadurecimento dos traços dela.

Em suma, uma obra muito bem feita e que por ter sido financiada pelo ProAC (o programa de incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) mereceria ter uma chance nas escolas. Garanto que muitos alunos iriam apreciar muito mais ler Dom Casmurro dessa forma.

Você pode comprar esta obra no site da Comix em versão Capa Dura ou versão Cartonada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: